quinta-feira, 29 de agosto de 2002

Estou Pessoa





Fernando Pessoa





Tenho um segredo a dizer-te

Que não te posso dizer.

E com isso já te o disse

Estavas farta de o saber.



...




Vem cá dizer-me que sim.

Ou vem dizer-me que não.

Porque sempre vens assim

P'ra ao pé do meu coração.



...




Dá-me um sorriso a brincar

Dá-me uma palavra a rir,

Eu me tenho por feliz

Só de te ver e ouvir.



...




No baile em que dançam todos

Alguém fica sem dançar.

Melhor é não ir ao baile

Do que estar lá sem estar.



...




Meu coração a bater

Parece estar a lembrar

Que, se um dia te esquecer,

Será por ele parar.



...




Uma grande emoção é por demais egoísta; absorve em si própria todo o sangue do espírito, e a congestão deixa as mãos demasiado frias para escrever. Três espécies de emoções produzem grande poesia - emoções fortes e profundas ao serem lembradas muito tempo depois; e emoções falsas, isto é, emoções sentidas no intelecto. Não a insinceridade, mas sim, uma sinceridade traduzida, é a base de toda a arte.

Nenhum comentário: