terça-feira, 4 de novembro de 2008

Ela

e embora Calvin e Haroldo digam aí em cima que não vão a lugar nenhum - e eu tente me consolar com uma história em quadrinhos -, sim, as pessoas morrem. vão mesmo. deixam de estar aqui fisicamente. não podemos mais vê-las bem de perto, tocar, ouvir a voz ou as histórias, sentir o cheiro e a respiração. não podemos mais abraçar.

ela chega de novo e mais uma vez temos que lidar com esse maldito sentimento - ou seria uma emoção, hein? - da perda. a dor da perda. a falta. a implacável certeza de que amanhã aquela pessoa não vai acordar, não vai estar, não vai. foi. certeza. irreversível.

e quando alguém morre, alguém que de alguma maneira é uma peça do quebra-cabeças que forma a sua vida, você se pega assistindo dentro dos próprios olhos ao filme de tudo que já fez, e sem poder evitar repete as perguntas de para onde vamos? por que as coisas acontecem assim? como aceitar? como seguir?

e lá, entre pais, tios, primos, irmãs e irmãos, amigos da vida inteira, a infância inteira, as pessoas que sempre estão, nos casamentos e nos velórios, nas platéias dos seus teatros, e onde você precisar. lá, entre todas essas pessoas, você se paralisa no meio da tristeza e da impotência, e se detém, por intermináveis minutos de vigília, olhando para tudo e todos, com a questão tatuada na testa: será que eu estou fazendo certo? essa vida, quero dizer, será que eu estou vivendo direito? será que é assim?

a resposta não existe. mas ela, indiferente, vai continuar vindo e levando as pessoas que você ama. ela vai continuar vindo e te lembrando de se perguntar de tempos em tempos se isso está valendo a pena do jeito que você está fazendo.

ela vai continuar vindo e te fazendo pensar se você está perto, bem perto, muito perto, das pessoas de quem mais sentirá falta quando forem embora com ela.

ela vai continuar vindo para que você questione as suas escolhas.
para que você MORRA de medo de estar simplesmente fazendo tudo errado.

Nenhum comentário: